sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dicas de redação: Diferença entre dissertação e narração

Nos últimos vestibulares, além da tradicional redação dissertativa, andou aparecendo a tal da narração. Vamos entender a diferença entre esses dois tipos de texto?

Como já falamos anteriormente, a dissertação é o texto argumentativo, no qual uma ideia é exposta e defendida. Já a narração é um texto que conta algum fato. A narração geralmente apresenta os elementos "quando, onde, como e com quem", para guiar o leitor no enredo.

Os personagens são aqueles que participam do fato, realizando as ações e conduzindo a história da narração. Um elemento importante da narração é o tempo, que mostra para o leitor quando o fato está acontecendo.

Agora que vocês entenderam a diferença, que tal treinar escrevendo uma narração?

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MBM – Master in Business and Management - O curso de especialização para jovens profissionais

Por estar sempre atenta à demanda acadêmica e do mercado, a FGV-EAESP oferece um novo curso de especialização para quem acaba de se formar e deseja a melhor preparação. O MBM - Master in Business and Management - é um curso presencial em Administração de Empresas para jovens profissionais com até 3 anos de formaodos que necessitam adquirir sólida formação empresarial.

O curso da FGV-EAESP é inspirado no MBM da Europa, portanto possui padrão de qualidade internacional. Segundo a AMBA (Association of MBAs), os cursos MBMs são importantes para a formação de profissionais que desejam cargos de gestão.

O processo seletivo diferenciado, com provas objetivas e entrevista pessoal, favorece a montagem de turmas mais homogêneas que facilitam a troca de experiência profissional e networking.

O MBM da GV tem professores com experiência executiva e contato com o mercado, que levam para a sala de aula questões e desafios típicos do cotidiano empresarial. O aluno entende e aprende como uma empresa funciona de fato, além das melhores estratégias para gerar resultados.

O MBM dá a base fundamental para o próximo passo de sua carreira.

As inscrições estão abertas, e vão até 12 de agosto. Inscreva-se: fgv.br/mbm

quarta-feira, 20 de abril de 2011

MPGPP

O Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da GV é stricto sensu e conjuga conhecimentos teóricos e análise aplicada. Destinado a quem já trabalha em prol do interesse público e quer desenvolver-se profissionalmente, para buscar novos desafios.

Inscrições até 9 de maio.
Mais Informações: fgv.br/mpgpp

terça-feira, 19 de abril de 2011

Inscrições abertas: CEAG e CEAHS


O CEAG - Curso de Especialização em Administração para Graduados - é voltado para profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos em Administração. O curso tem reconhecimento da Association of MBAs, sendo reconhecido como MBA internacional.

Inscrições de 11/3 a 16/5
Acesse: fgv.br/ceag



O CEAHS - Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde - prepara profissionais para ocupar cargos de gestão e liderança em organizações do setor de saúde. Para completar a formação, os alunos podem incluir disciplinas do CEAG no curso.

Inscrições de 11/3 a 16/5
Acesse: fgv.br/ceahs

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dicas de redação: Argumentação

Para fazer uma boa redação dissertativa, geralmente é necessário defender algum ponto de vista. A intenção é que o leitor acredite e se convença dos pontos expostos em seu texto. Para tal, além de ter os fatos e opiniões interligados é importante dominar a arte de argumentar.

O texto argumentativo apresenta três elementos em sua base: a tese, os argumentos e as estratégias. A tese diz respeito à ideia que será defendida. Após ela ser exposta, entra em ação o argumento, que é a explicação da tese. E para que o sua tese seja comprada e o argumento validado, é importante usar estratégias que possam persuadir o leitor, como a linguagem, a ordem de exposição dos fatos, uso de dados estatísticos e outros recursos a disposição do autor.

Agora que você já sabe como montar um bom texto argumentativo, que tal treinar?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ONEMBA at Business Review Europe

See the article that contains a reference to OneMBA and Alumni from our partner school UNC:

The changing face of Executive MBA 
Business News - Business Review Europe

The OneMBA Admission Process is open. For detailed information, click here.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Profª Regina Silva Pacheco em entrevista à Revista HSM Management

A professora Regina Silva Pacheco, da FGV-EAESP, em entrevista à Revista HSM Management, comentou sobre a Administração Pública e seus desafios, como as licitações. Segundo a Professora, a falta de melhores dirigentes públicos é uma questão preocupante, pois culmina na adoção de regras e medidas que evitem a corrupção, gerando burocracias e lentidão na máquina pública.

Um exemplo clássico é a exigência das licitações, obrigatória para toda e qualquer contratação efetuada pelo setor público. Profª Regina explica: "Já há vários prazos do procedimento em si e ainda é comum que empresas participantes entrem com recurso judicial contra a licitação". Como consequência, os processos podem demorar até um ano para serem concluídos.

A entrevista faz parte da matéria "Uma Gestão Delicada", da edição especial "Brasil: Presença na Gestão que Dá Certo", de Março/2011.

Regina Silva Pacheco é professora e coordenadora do Mestrado em Gestão e Políticas Públicas da FGV-EAESP. As inscrições para o processo seletivo estão abertas, e vão até 09 de Maio. Para mais informações, acesse: fgv.br/mpgpp

Depoimento de ex-aluno sobre o MPGPP

Veja o depoimento de João Paulo N. Sabino de Freitas (advogado, especialista nas áreas de direito administrativo e tributário) sobre o MPGPP da FGV-EAESP:

“Escolhi o MPGPP, pois pretendia aliar os conhecimentos da minha primeira graduação (Ciências Sociais) com a minha profissão atual (Advogado atuante no Direito Público). Além disso, a estrutura e a grade curricular focadas nas questões práticas do mercado de trabalho me chamaram bastante a atenção. De fato, não pretendia cursar um mestrado acadêmico (seja por falta de tempo disponível para uma dedicação integral, seja pela necessidade premente de procurar soluções para os problemas que me surgem no dia-a-dia do meu trabalho).

Dessa forma, o curso tem correspondido em muito às minhas expectativas. A diversidade da origem (setor público/setor privado) e da experiência dos integrantes é impressionante e contribuem em muito para tornarem as aulas bastantes dinâmicas e os debates acalorados.

Os professores, por sua vez, são bastante capacitados e com ampla experiência no setor público. Com certeza este preparo têm influenciado bastante em minha formação pois, desde que iniciei o curso tive contato com outras visões políticas e técnicas sobre as grandes questões do setor público que me fizeram mudar de opinião sobre alguns temas.

Enfim, recomendo o curso àqueles que pretendem adquirir uma formação mais sólida em gestão governamental e políticas públicas, contribuindo para o seu crescimento pessoal e, consequentemente, com o desenvolvimento do nosso país.”



Inscrições abertas até 9 de maio. Mais Informações: fgv.br/mpgpp.

terça-feira, 12 de abril de 2011

MPA - o curso

O MPA (Mestrado Profissional em Administração) é um MBA stricto sensu da FGV-EAESP. O curso combina a experiência da GV com tudo o que o mercado corporativo exige. Você vai desenvolver seus conhecimentos sobre os temas mais atuais e aprender com os professores mais respeitados no mundo acadêmico e conectados ao mundo empresarial. É o primeiro da América Latina a ser credenciado pela AACSB lnternational (Association to Advance Collegiate School of Business), pelo Equis, da EFMD (European Foundation for Management Development) e pela AMBA (Association of MBAs).


A diferença do MPA para os mestrados acadêmicos é o foco profissional, preparando o executivo para o mercado de trabalho. O aluno pode elaborar sua tese dentro de uma das sete linhas de pesquisa do Programa de Mestrado e Doutorado da FGV. O curso contempla as principais áreas de conhecimento da Administração e tem dois anos de duração.

Dia 13/04 haverá Sessão de Informação do MPA - Mestrado Profissional em Administração da FGV-EAESP. Participe! Informações: www.fgv.br/mpa

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Dicas de Redação: Concordância



A concordância é algo que pega muitos candidatos na hora de redigir uma boa redação. Este elemento gramatical que diz respeito à relação das orações sintaticamente, harmonizando os termos. Ela pode ser verbal e nominal, veja só:


- Verbal: O verbo deve estar de acordo com o sujeito, em número e pessoa.
Ex: Eu fui. Eles foram.

- Nominal: O substantivo determina o gênero e pessoa dos adjetivos, artigos, pronomes ou numerais.
Ex: A janela. As janelas.

Na língua falada, essa relação muitas vezes não é observada em frases mais complexas. Porém, na prática escrita a concordância deve ser observada e fielmente seguida. Alguns casos exigem particularidades na concordância, que geram algumas dúvidas. Portanto, estude bastante e observe atentamente este ponto da nossa gramática!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ONEMBA at FORBES Magazine

The article is on the need for business to be on the ground in China to truly understand how they work.

It features OneMBA as a programme that understands and caters to this from the ground up.

Read it here: http://blogs.forbes.com/mattsymonds/2011/02/28/b-school-boots-on-the-ground


The OneMBA Admission Process is open. For detailed information, click here.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

MPGPP: o processo seletivo

O MPGPP oferece ao aluno o título de mestre em Gestão e Políticas Públicas. O curso, oferecido pela FGV-EAESP, é um complemento na formação de profissionais já atuantes na área de governamental ou do setor público, com conteúdos teóricos e análises aplicadas.

A seleção dos candidatos baseia-se em alguns critérios, como formação há no mínimo três anos, experiência profissional ou interação com a área pública e domínio da língua inglesa. O processo é composto de três etapas, que são:

1- Análise de cartas e documentação
O candidato deverá entregar na confirmação da inscrição uma carta pessoal, currículo, histórico escolar e cartas de recomendação. Este material será analisado de acordo com a adequação do perfil do candidato ao curso.

2- Prova de expressão escrita
Para os candidatos aprovados na primeira fase, será aplicada uma prova com o objetivo de analisar a capacidade de expressão escrita.

3- Entrevista pessoal
A última fase do processo é a entrevista pessoal. A aprovação final é fruto do desempenho nas três fases de seleção.

As inscrições para o MPGPP estão abertas. A pré-inscrição vai até 9 de Maio, exclusivamente via internet. Mais informações no site da FGV-EAESP: http://www.fgv.br/mpgpp/

segunda-feira, 4 de abril de 2011

MPGPP: O Curso

Para profissionais que já atuam no setor governamental ou em organizações públicas, a FGV-EAESP oferece um Mestrado Profissional com foco em Gestão e Políticas Públicas.

O programa titula o aluno como mestre em Gestão e Políticas Públicas e aborda conhecimentos em ciência política, economia e outras disciplinas aplicadas. Os alunos do MGPP ainda podem se candidatar à dupla titulação na SIPA (School of International and Public Affairs), da Columbia University.


No ato da inscrição, o candidato pode escolher entre as modalidades de curso regular ou intensivo. No regular, a duração é de 4 semestres, enquanto no intensivo é de 12 meses.

As inscrições estarão abertas até o dia 09 de maio. Maiores informações no site: fgv.br/mpgpp.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

CEAHS: conheça as etapas do processo seletivo

 

O CEAHS é o curso de especialização em Administração para profissionais da área de saúde e oferecido a graduados formados por no mínimo três anos. Conheça as etapas do processo seletivo:

1. Provas de Raciocínio Crítico, Redação em Língua Portuguesa e Interpretação de Textos

2. Avaliação curricular

3. Entrevista pessoal



A prova de raciocínio crítico é composta de 20 questões e objetiva testar as habilidades de raciocínio, envolvendo áreas como Administração, Engenharia ou Economia. As provas de interpretação de textos e redação avaliam a capacidade do candidato de expressão na língua portuguesa e entendimento das ideias de um texto. O candidato terá avaliação de seu currículo, preenchido no ato da inscrição. A entrevista é a última etapa do processo, fundamental para a classificação final do candidato.


As inscrições para o CEAHS estão abertas, e vão até o dia 16/05! Mais informações em: http://www.fgv.br/ceahs