quarta-feira, 29 de junho de 2011

A FGV-EAESP ajuda: dicas para o vestibular

O vestibular da FGV-EAESP é só no fim do ano, mas é necessário se preparar bem se você quiser estudar em uma das melhores escolas de administração da América Latina.

1. Atualidades - Sempre caem, então revise tudo antes da prova. A prova é normalmente feita até o fim de setembro ou meados de outubro. Então, nada depois desse período é válido, foque-se nos acontecimentos entre a primeira e a segunda prova. Lembre-se também de eventos memoráveis, com consequências que reverberam até hoje, como a crise econômica e outros. Além disso, tente relacionar as atualidades com história e geografia.

2. Provas anteriores - A FGV-EAESP tem um modelo fixo de prova, então estudar pelos vestibulares anteriores é uma ótima pedida.

3. Matemática - O vestibular da FGV-EAESP cobra um extenso conhecimento dessa matéria. E abarca conhecimentos que muitas vezes não são ensinados no colegial, como matemática financeira. Por isso, uma idéia é conversar com o seu professor de matemática para ver os melhores exercícios para você treinar. Lembre-se: é a prática que leva a perfeição e não há jeito melhor de estudar essa matéria do que fazendo exercícios.

4. Prepare-se antecipadamente - O dia da prova é longo. Então certifique-se de que você está completamente preparado. Prepare sua bolsa ou mochila no dia anterior. Não se esqueça de separar seus documentos e materias. Água e lanches são uma ótima pedida, afinal são 8 horas de prova. Além disso, verifique o lugar da prova antes, você não quer se atrasar, não é mesmo?

Fonte
Fonte foto

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Uma proposta diferenciada


Para os recém-formados interessados em aprender mais sobre administração e tornarem-se profissionais melhores, a FGV-EAESP oferece uma ótima oportunidade: o novo curso Master in Business and Management.

Com a gestão voltada para os processos e o contexto do mundo empresarial, o curso abre a mente para novas oportunidades e é pioneiro no Brasil.

O MBM tem o objetivo de preparar melhor o recém-formado para o competitivo mercado de trabalho, com uma grade horária diferenciada que aborda diversos temas e fornece ao aluno um conhecimento profundo das áreas administrativa e gerencial.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Cinema ou estudos?

Não gosta de estudar, mas adora cinema? A FGV-EAESP tem a solução perfeita para você: aprenda com os filmes!


Alugue DVDs que tenham relação com algum tema que você está estudando ou revisando e convide seus amigos para uma animada sessão. Assim, vocês podem debater depois do filme e relacioná-lo com a matéria escolhida. Isso agiliza o raciocínio e ajuda também nas redações, pois dá um contexto mais amplo aos temas.


Dessa maneira você relaxa, mas aprende ao mesmo tempo. Algumas sugestões de filmes são: "As Cruzadas", que ilustra os costumes e as guerras do período medieval, "Tempos Modernos", sobre a Revolução Industrial, "O resgate do soldado Ryan", sobre a Segunda Guerra Mundial. Além desses, você pode ver também "A Guerra dos Canudos", que ajuda a entender esse episódio importante da história nacional, e "Uma verdade inconveniente" e "A farsa do aquecimento global", afinal é sempre bom ver os dois lados de uma questão que está em pauta sempre.


Por fim, lembre-se, nenhum filme substitui um livro ou uma aula, é somente uma maneira de ampliar os estudos e aprender divertindo-se.

Fonte 1
Fonte 2 
Fonte foto

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Planeje, pratique, relaxe.

 Preparar-se para o vestibular não é fácil. O estresse, a ansiedade, o medo do fracasso, tudo pode atrapalhar na hora de fazer a prova e se preparar. Por isso, hoje, a FGV-EAESP compartilha algumas dicas para você melhorar o seu desempenho e tornar-se aluno de uma das melhores faculdades do país.

Metas e planejamento. Transforme o ato de estudar e planejar em um hábito diário. Defina um horário fixo para os estudos e lembre-se de dar um intervalo de 10 minutos a cada hora de estudo. Além disso, crie metas. Faça simulados e defina quantas questões você quer acertar, quantas redações você pretende fazer por semana e quantas horas vai estudar. Mas não adianta apenas criar metas, é preciso cumpri-las. Ademais, fixe seu estudo nas matérias que tem mais dificuldade. No vestibular da FGV-EAESP as matérias são matemática, história, geografia, português e inglês.

Revise e pratique. Os professores revelam, os alunos que revisam tem um aproveitamento melhor. A revisão diária é fundamental. Leia rapidamente e faça os exercícios referentes a matéria lida. A prática é o que leva a perfeição, então, não prenda-se à teoria, os exercícios são a parte mais importante dos estudos.

Relaxe. Não importa o quanto você estudou, se o nervosismo for muito grande. O medo da prova impede a concentração e assim as suas chances diminuem. Por isso, a FGV-EAESP recomenda: respire fundo e desfoque da ansiedade, pense em algo que relaxe você.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Todos terão a oportunidade de estudar na FGV-EAESP

Motivos financeiros não serão mais considerados um impedimento para ingressar na FGV-EAESP, pois a escola mantém, desde 1965, o Fundo de Bolsas.
Atualmente cerca de 20% dos alunos da graduação são atendidos pelo programa, que oferece bolsas não-reembolsáveis, que podem ser concedidas por mérito (os dez primeiros lugares no vestibular da FGV-EAESP ganham), ou para os alunos com necessidade econômica comprovada.

A FGV-EAESP oferece, também, financiamento aos alunos com necessidade comprovada de auxílio financeiro, com o ressarcimento obrigatório. O pedido de financiamento é semestral e o critério de análise é somente econômico e financeiro. O ressarcimento pode começar em até 5 anos após o ingresso na FGV-EAESP.



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Clareza, coerência e coesão


O vestibular da FGV-EAESP é um dos mais exigentes, e uma boa dissertação faz a diferença. Porém escrever um bom texto muitas vezes não é fácil. Para aumentar as chances de ingressar na FGV-EAESP, algumas dicas para você ir bem na sua redação.

Leia muito sobre temas variados, normalmente os assuntos abordados na prova giram em torno do mundo corporativo e da atualidade. Os conhecimentos gerais, como embasamento histórico e geográfico são também muito requisitados e devem ser estudados e revisados com cuidado. O repertório conta muito no momento de escrever uma boa redação.

Seja coerente e claro. Faça um planejamento dos parágrafos e conecte-os de maneira a dar fluidez e clareza ao texto. Desenvolva os argumentos de maneira clara para convencer o leitor e explicitar o seu ponto de vista.

A simplicidade também é um ponto importante nesse momento da prova. Frases curtas e objetivas são as melhores maneiras de deixar o texto elucidativo.
Seja coeso sempre. Articule bem as frases com conjunções e preposições e relacione os parágrafos.

Mas, lembre-se, é necessário praticar para garantir um bom texto e não ficar nervoso na hora de desenvolver o tema proposto. Escreva redações sempre que puder, procure as provas anteriores da FGV-EAESP e veja os temas de dissertação. Depois, peça para alguém analisar e dar um feedback. Assim, até o final do ano, quando o próximo vestibular acontecer, você estará bem preparado.


quarta-feira, 15 de junho de 2011

Um curso inovador

Amanhã haverá mais uma Sessão de Informação sobre o Master In Business and Managment, o novo curso da FGV-EAESP. O Master in Business and Managment é um curso presencial em Administração de Empresas voltado para jovens profissionais que necessitam adquirir sólida formação empresarial. O MBM tem uma grade com disciplinas que englobam diversos pontos práticos e globais da Administração e preparam o aluno para o mercado corporativo atual, que é dinâmico e internacional. 

A Sessão de Informação, no dia 16 - quinta-feira às 19hrs, serve para esclarecer as dúvidas que os interessados possam ter sobre o curso e revelar as informações necessárias sobre o MBM

A Sessão de Informação é uma forma de conhecer a FGV-EAESP, seus ambientes, professores e o novo curso.
Para inscrever-se e saber mais entre no site: http://mbm.fgv.br/

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Para os profissionais de saúde

Hoje, a FGV-EAESP, disponibiliza para você os gabaritos da prova da pós-graduação CEAHS (Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde).

O curso, uma parceria entre a FGV-EAESP e o HCFMUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), é para profissionais de saúde que buscam uma especialização em Administração.

Os gabaritos servem para você ver quais são as respostas esperadas pelos corretores e assim preparar-se melhor para esse desafio da FGV-EAESP.

Para conferir os gabaritos entre no site: http://cacr.fgv.br/sp/pos/adm/ceahs?aba=provas

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A opinião dos participantes sobre a primeira Sessão de Informação do MBM

Os participantes da primeira Sessão de Informação do MBM expuseram suas opiniões sobre o curso Master in Business and Managment, o novo curso da GV.

André Kawae, formado em engenharia mecânica no ano de 2009:
“Achei a apresentação do curso muito legal. A proposta é bem diferente da que imaginava. É uma gestão mais voltada a processos e não a função. Isso é uma coisa muito nova no Brasil, pois não é ainda parte da realidade do país. Acho importante que esse tipo de coisa aconteça, pois abre a cabeça. Estou pensando ainda na possibilidade de participar do curso. É um investimento muito
alto e estou avaliando todas as opções.”

Carolina Sverner, formada em arquitetura no ano de 2010:
“Gostei muito da apresentação. O curso me agradou muito, principalmente a grade horária. É mais voltada ao contexto, e não a um assunto definido e limitado. Uma visão mais realista e interessante para o ensino, ajudando abrir a cabeça para um aprendizado cada vez mais amplo. Estou cursando a pós-graduação da Insper, entretanto vou tentar mudar, pois essa forma de ensino e a apresentação das disciplinas das aulas me agradaram muito.”

Luiz Cerqueira César, formado em direito no ano de 2010:
“Gostei bastante da apresentação, era bem o que eu esperava. O que mais me agradou foi o formato realista, com questões sempre apontadas na prática. A grade e a formação das disciplinas me agradaram também, pois assim aprendo de uma forma mais global, não usando as disciplinas básicas”.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Professor José Ernesto Gonçalves explica o MBM 



Após a Sessão de Informação do MBM que ocorreu no dia 26 de maio, o Professor da FGV-EAESP José Ernesto nos concedeu uma entrevista. Confira:



O que são essas sessões?
Organizamos durante o processo várias sessões para informar o público sobre esse novo curso da FGV-EAESP. É uma forma do aluno vir aqui e conhecer o ambiente da FGV-EAESP, conhecer alguns professores e saber mais sobre esse curso de pós-graduação.

O que é o Curso?
Há uma demanda muito grande de jovens recém formados que querem fazer um curso para a carreira de gestão. Em geral os participantes do curso não são formados em administração, são alunos de outros cursos que desejam ingressar na área.

Um curso com o objetivo de preparar melhor o recém-formado para o mercado de trabalho. A demanda existe, inclusive partindo das empresas, que necessitam cada vez mais de jovens bem formados e preparados para vivenciar melhor a carreira empresarial.
O curso segue um padrão europeu, sendo muito presente nesses países.

Quem é que participa do curso?
São jovens de 23 a 27 anos, que recém egressaram da faculdade. É requisito do curso, inclusive, que o aluno não tenha mais de 3 anos de formação. Os cursos que os participantes têm também são bem variados: engenharia, sistemas da informação, direito e alguns outros. Geralmente é um curso procurado por quem não é formado em administração, mas deseja trabalhar na área gerencial.

É o único curso do tipo no Brasil?
Sim. É o primeiro e único. Fizemos questão de organizar um curso totalmente diferente, distante de qualquer padrão. É a primeira turma, que começa já neste ano, em outubro.


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Um curso único

No ultimo dia 26 de Maio aconteceu a primeira Sessão de Informação sobre o curso de MBM (Master in Business and Management) da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). O encontro foi uma oportunidade para os candidatos e interessados conhecerem melhor esse novo curso de pós-graduação que a GV está trazendo para o Brasil.

A FGV-EAESP é a primeira e única instituição do Brasil a oferecer um MBM, modalidade de curso muito difundida nas principais escolas e universidades da Europa. No país, o curso já nasce dentro dos padrões internacionais de qualidade exigidos pela AMBA (Association of MBAs), entidade internacional de reconhecimento de qualidade de ensino das escolas de negócios.

Totalmente voltado para jovens profissionais, o programa exige que o aluno tenha no máximo 3 anos de formação, tal característica é importante para garantir a homogeneidade do grupo e permite uma visão mais focada do ensino, atendendo melhor as necessidades do público.

Já a origem acadêmica dos alunos é a mais variada. O objetivo do MBM é preparar o profissional para uma carreira de gestão, o que permite que muitos profissionais de outras áreas queiram fazê-lo para para fins de especialização. Engenharia, arquitetura e direito são apenas algumas das diversas formações dos futuros alunos do MBM.

A grade horária de aulas é moderna e interdisciplinar, desenhada com o intuito de preparar o aluno para entender o que é uma empresa, aprender como ela funciona e gerar resultados.

Seguindo uma tendência internacional, a FGV-EAESP abordará no MBM aulas com estudos de caso, mostrando a prática e a realidade de um ambiente empresarial. Além disso, as aulas abusam de dinâmicas de grupo. Muitos de seus professores se encontram no mercado, o que aproxima ainda mais o ambiente do curso com a realidade empresarial. O ensino é todo focado em um aprendizado ativo, onde o professor não apenas dá a aula, mas conduz o aluno ao conhecimento.

Outro grande diferencial do curso de MBM da FGV-EAESP é a possibilidade de aconselhamento de carreira. Como os alunos são recém-ingressos no mercado de trabalho, a instituição possui um aparato para ajudar o aluno a gerenciar e planejar a sua carreira, o auxílio do Coaching pode ser requerido também após o término do curso.

A pós-graduação possui 3 módulos. A duração total do curso é de 1 ano e meio. São 16 disciplinas que totalizam 400 horas de aula. O trabalho de conclusão é exploratório, realizado dentro de uma empresa real, com a orientação dos professores. As inscrições vão até dia 12 de Agosto e as aulas da primeira turma iniciam-se em Outubro deste ano.

A próxima Sessão de Informação acontece no dia 16 de Junho, inscreva-se no site: "http://www.fgv.br/mbm" Participe!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Posicione-se melhor como profissional

O novo curso da FGV-EAESP, o Master in Business Managment, tem a duração de um ano e meio, com processos seletivos duas vezes ao ano.

O MBM é composto por três módulos. No primeiro os alunos aprenderão sobre as pessoas na empresa, os consumidores e produtores, as fontes e aplicações de recursos e os processos e sistemas. Já no segundo, o foco será o mercado e as relações com os diversos públicos, com assuntos como Análise das Oportunidades de Mercado, Visão Econômica de Mercado e Relações com o Governo.
No último módulo, as disciplinas se voltarão para o desempenho da empresa.

Todos os assuntos auxiliarão o aluno a ter uma visão mais geral sobre o mercado empreendedor e posicionar-se melhor como profissional.

Para saber mais e inscrever-se, entre no site: http://mbm.fgv.br/

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vivência Internacional



O executivo da Alcon Amaury Guerrero (à dir.) foi promovido depois de concluir MBA internacional da FGV


Os intercâmbios são uma opção para quem quer fazer o MBA fora do País, mas não pode, pela falta de dinheiro ou porque não quer largar o emprego. Mesmo que a temporada no exterior seja curta, quem já viveu a experiência diz que vale a pena: para conhecer outros ambientes de negócios, refletir sobre a gestão nas empresas daqui e agregar à rede de contatos executivos do mundo inteiro.

Em termos de interação com profissionais de vários países e imersão em culturas, o OneMBA, oferecido pela Fundação Getulio Vargas, é, para usar um termo da moda, diferenciado. Eleito pelo jornal britânico Financial Times o 22.º melhor MBA Executivo do planeta, o One nasceu de uma rede global de cinco escolas de negócios da Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul.

Cada instituição tem uma turma de 15 alunos que participam de grupos "multicontinentais", os global teams. Eles produzem trabalhos coletivamente ao longo dos 21 meses do curso, cuja língua oficial é o inglês. Ao fim de cada um dos três módulos, reúnem-se em uma das cinco cidades para apresentar projetos, feitos à base de muita videoconferência. Nas viagens, assistem a palestras sobre economia, história e cultura locais.

"Quando meu pai se formou, há 40 anos, era importante ter inglês. Quando me formei, era essencial saber falar duas línguas e trabalhar em equipe", diz o gerente sênior de Comércio Eletrônico do Walmart, Leandro Bassoi, de 32 anos, que está no segundo módulo do One. "Hoje é necessário conhecer várias culturas: você precisa interagir com o mundo para fazer negócios."

O executivo Amaury Guerrero, de 45, que concluiu o One em 2008, guardou na memória o perfil dos colegas. "O chinês esperava alguém liderar o grupo, e o americano sempre se oferecia para a posição. O europeu se preocupava em entregar um bom trabalho e também se divertir. O indiano era supernegociador, enquanto o brasileiro e o mexicano estavam mais focados em fazer contatos", diz Guerrero, promovido, após o MBA, a vice-presidente da empresa de produtos oftalmológicos Alcon nos Estados Unidos.

Fonte