sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Você sabe poupar seu salário?

As transformações que aconteceram na economia brasileira deram maior poder de compra aos brasileiros e tornaram o financiamento mais acessível, além de ter gerado mais empregos com melhor remuneração. Mas todas essas mudanças nos fazem refletir em cima de um ponto muito importante, a organização das finanças.
Apesar de estar muito mais fácil poupar, o brasileiro não sabe organizar seus gastos. O economista e pesquisador da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ), Marcelo Neri, vem medindo essas mudanças ao longo dos últimos anos. Segundo ele, o número de pessoas nas classes A e B, da qual fazem parte as famílias que têm renda superior a 4 807 reais, cresceu 43,8% de dezembro de 2003 a dezembro de 2008.
Já a classe C, que representa as famílias com renda entre 1 115 a 4 807 reais, cresceu 25,2%. De acordo com o pesquisador, 32 milhões de pessoas ingressaram nas classes A, B e C entre 2003 e 2008 e outras 36 milhões devem se juntar a esse contingente nos próximos quatro anos, mantidas as condições econômicas do país.
O brasileiro costuma aumentar os seus gastos ao ver seu salário aumentando também, e acaba se endividando.
O professor William Eid, coordenador do Centro de Estudos em Finanças da Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV-SP), realizou uma pesquisa em 2008, com 135 funcionários endividados da instituição. A análise mostrou que há uma relação entre estresse financeiro e alguns indicadores de produtividade e planejamento econômico desse pessoal.
Quer saber como poupar seu salário? Veja aqui algumas dicas e sugestões para você organizar suas finanças e planejar seu orçamento.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Organize suas despesas e faça o planejamento para o próximo ano

Um dos primeiros passos do planejamento para o próximo ano de uma empresa é preparar o orçamento. É com base nele que devem ser realizadas as tomadas de decisões. Veja algumas dicas de especialistas para você saber como deve planejar o orçamento:

1 - O primeiro passo é apurar mês a mês as despesas dos últimos 12 meses, que servirão de base para suas projeções. Além disso, devem ser considerados novos fatores que possam vir a influenciar, de alguma forma, o futuro do caixa, como previsões de investimentos, contratações, aumento ou redução na quantidade de clientes, alta de preços de seus produtos e mudanças no cenário econômico, como reviravolta nas taxas de câmbio ou de juros. Para chegar o mais perto possível do 100% de acerto, consulte funcionários de diferentes áreas, publicações especializadas e até mesmo entidades de classe.

2 - Em seguida, faça a previsão das despesas, também mês a mês. Uma sugestão é dividir em três grandes grupos, cada um deles com itens próprios. No primeiro, ficam os gastos com a produção, são custos proporcionais às vendas. É recomendável projetá-las na forma de percentuais de orçamento e não em valores absolutos. Já no segundo grupo devem estar despesas com a administração do negócio, como aluguel, folha de pagamento, tributos, material de escritório e contas de água, luz e telefone. E no terceiro agrupamento ficam as despesas comerciais, referentes à publicidade e promoções, comissões dos vendedores, entre outros.

3 - Procure reservar cerca de 10% do orçamento para eventos inesperados.

4- Após a virada do ano, compare mês a mês as despesas projetadas com o que efetivamente sair do caixa para, se necessário, fazer eventuais ajustes, como a revisão de previsões de desembolsos, cortes de custos ou até aumento nas despesas e a realização de investimentos.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Curiosidades de destinos para as férias

Vai viajar e não sabe para onde? Confira uma curiosidade para te fazer ir conferir certos lugares.

No Brasil

Não só pela sua história, mas também por todo o patrimônio cultural. Que tal dar uma passadinha por um dos melhores museus de arte contemporânea? Ou ainda conhecer o complexo da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer? Destino: Minas Gerais

Conhece a frase “Me desculpem as feias, mas beleza é fundamental”? Se você, de alguma maneira, concorda com isso, não pode deixar de conhecer um dos lugares mais paradisíacos do Brasil. E engano seu se pensou que o lugar em questão é o Rio. Destino: Fernando de Noronha

No exterior

Que tal viajar para um destino geograficamente curioso? O país é dividido pelo Estreito de Bósforo, onde uma metade fica na Ásia e a outra, na Europa. Uma fusão culturalmente muito interessante não é mesmo? Destino: Turquia

Mas, se a sua intenção é viajar para um lugar com um poder aquisitivo um pouco mais elevado, que tal um lugar onde 15,5% da população é considerada milionária? Destino: Cingapura

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Administre melhor o seu tempo

A era moderna e, principalmente, o regime capitalista fizeram com que fosse estipulado o conceito de tempo. A contradição é que, quanto mais há o aumento de afazeres, menos tempo sentimos ter para conseguir fazê-los.
Conciliar trabalho, sono, compromissos e lazer não é uma tarefa muito fácil, mas vamos listar possíveis causas que tiram, atrapalham ou dificultam a sua concentração e o seu desempenho no dia a dia.

1) Redes sociais – a menos que se trabalhe com isso. Use-as com moderação e apenas em tempo livre

2) E-mail – ficar com o e-mail o tempo todo aberto ou atualizando pode gerar ansiedade e falta de clareza do que se deve fazer primeiro. O melhor sempre é estipular metas e abrir o e-mail com intervalos de tempo.

3) Calcular tempo e reunião – É aconselhável que uma reunião dure no máximo duas horas. Com tempo calculado, você pode otimizar melhor o seu dia.

4) Cansaço, fadiga e falta de energia – Estipule uma rotina para você. Tire um momento do dia para se espreguiçar, relaxar ou mesmo tomar um café para retomar as atividades.

5) MSN, G- talk e derivados – Se estiver muito ocupado, nem entre no msn, mas se for o caso fique offline e fale apenas coisas necessárias. Quando estiver mais tranquilo, acesse as redes.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Tweets valiosos e econômicos

Confira no SlideShare abaixo os 140 caracteres que podem fazer a diferença no seu bolso, emprego e dinheiro. Para quem achar que o microblog não é informativo, confira as dicas de economia abaixo:

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Elas com elas pode não dar certo

Alcançar a diretoria ou a vice-presidência é o alvo de grande parte das mulheres quando pensam e falam do seu plano de carreira, mesmo que esses cargos ainda sejam dominados por homens. Porém, o sucesso que desejam para si, não desejam às suas colegas. É o que indica uma pesquisa realizada pelo site OnePoll, do Reino Unido.
O estudo online, feito com 2000 mulheres, mostra que 63% delas preferem ter chefes homens como superior imediato, pois acreditam que eles são melhores administradores e estão menos sujeitos a mudanças de humor. Além disso, as pesquisadas disseram, também, que eles costumam ser mais diretos, delegam tarefas e elogiam trabalhos com mais facilidade.
Para deixar a situação um pouco mais complicada, outro estudo feito pelo Workplace Bullying Institute, entidade americana que se dedica ao assédio moral nos Estados Unidos, mostra que, quando chegam ao topo, as mulheres não costumam ser boas chefes para profissionais do mesmo sexo. Em 70% dos casos, a chefe briga e sabota mais suas funcionárias que os homens.
Mas será que as pesquisas estão certas? Veja mais detalhes no artigo da Você S/A e dê a sua opinião!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

As redes sociais podem valer um emprego

As mídias sociais, cada vez mais, fazem parte da vida das pessoas. O seu poder é tanto, que elas vêm se consolidando, também, no mercado de trabalho. A tecnologia permite aos caçadores de talento fazerem uma busca detalhada pelo perfil ideal. Além disso, as redes sociais permitem que candidatos mostrem suas habilidades de variadas formas, de acordo com a sua área.
Um estudo recente elaborado pela consultoria americana Reppler, especialista em imagens nas redes sociais, mostra que 68% dos 300 recrutadores envolvidos na pesquisa já contrataram candidatos por meio das redes sociais.
As redes sociais mais monitoradas por empresas em busca de novos talentos são o FacebookLinkedin e Twitter. A maneira como as pessoas se comportam no ambiente online ajuda e muito na seleção dos profissionais. O estudo da Reppler aponta que 69% dos consultores em RH rejeitaram aspirantes a uma vaga graças a fotos ou posts inapropriados.
Além de todas essas questões, as redes sociais ajudam em contratações internacionais. Alguma empresas americanas, por exemplo, passaram a encontrar candidatos brasileiros via web. Os recrutadores começam sempre pelo Linkedin, indo, em seguida, para o Facebook e o Twitter.
Por isso, fique atento as suas redes sociais e confira algumas dicas importantes para construir um
perfil aliado às mídias sociais.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Conheça a empresa sustentável do ano

A sustentabilidade é uma realidade que rodeia todas as áreas do cotidiano humano. Por isso, a cada dia que passa, o número de empresas que assumem o compromisso de fazer negócios de forma sustentável é maior.
A grande evidência disso foi o aumento do número de participantes do Guia EXAME de Sustentabilidade 2011. Foram 224 empresas participantes da edição 2011, 10% a mais do que no ano anterior. Alem disso, 60 empresas participaram do processo pela primeira vez.
Para participar, as empresas inscritas responderam um questionário disponível no Portal Exame para detalhar suas práticas nas dimensões geral, social, econômica e ambiental. As 158 empresas que responderam a todas as questões tiveram seu desempenho avaliado. O questionário foi cuidadosamente elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getulio Vargas de São Paulo.
A Unilever foi eleita a Empresa Sustentável do Ano. Entre as 20 empresas-modelo, com base na consistência das informações, estão a Alcoa, a Natura e a Philips. Para estimular as práticas sustentáveis entre pequenos e médios negócios, foi escolhida também esse ano uma empresa-modelo entre aquelas com faturamento anual de até 150 milhões de reais. A vencedora na categoria foi o Laboratório Sabin de Brasília.
Para saber todos os detalhes dessa disputa a favor da sustentabilidade, acesse.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Domingo é dia de vestibular: prepare-se!

O vestibular 2012 da FGV-EAESP acontece domingo, dia 11/12. Por isso, para você que estudou e se preparou muito para esse dia, nós separamos algumas dicas preciosas para que tudo dê certo. Confira:

Saindo da cama

Não acorde tarde. Passar muito tempo na cama pode deixá-lo com mais preguiça e fazer parecer que você não dormiu nada a noite inteira. Tome um banho para despertar e tome um café da manhã reforçado. Mas lembre-se: comer alimentos pesados dificulta a digestão, causando sonolência.

Fique de olho no horário

O horário, mais do que nunca, é muito importante nesse dia. Por isso, programe-se para conseguir fazer tudo com calma e ainda sair com antecedência para não correr o risco de chegar atrasado ao local da prova.

Para chegar ao local da prova

No dia da prova, você deve estar preparado, com o endereço em mãos. Mesmo que você more perto do local da prova, não se esqueça que algumas coisas podem acontecer, causando o seu atraso. Em dias de vestibular, o trânsito costuma não ajudar muito. Saia de casa com bastante antecedência.

Não esqueça os documentos

Chegar na sala de aula para fazer a prova sem os documentos não vai adiantar nada, afinal, sem a comprovação de que a sua inscrição está regularizada você não pode fazer a prova. Por isso, com antecedência, separe alguns documentos, como a ficha de inscrição, carteira de identidade e CPF. Guarde-os na mochila e só tire-os de lá quando o fiscal pedir.

Material necessário:

Para prestar vestibular, você não vai precisar de muito material. Por isso, leve o básico: lápis, borracha, apontador e caneta azul ou preta. Evite levar estojos grandes, lotados de canetas coloridas e outras coisas que não serão usadas.

Lanchinho e roupas

As provas do vestibular costumam ser demoradas, com horas de duração. Por isso, escolha uma roupa confortável no dia da prova e adequada ao clima, pois nada deve te atrapalhar. Os lanchinhos rápidos também são outra ferramenta importante. Leve alguma coisa saudável (nada de comidas pesadas), como lanches naturais e barrinhas de cereal. E não se esqueça da água. Ficar muito tempo sem se alimentar e beber água pode até causar desmaios, atrapalhando o seu desempenho em um dia tão importante.

Seguindo essas dicas e mantendo a calma, você fará uma prova excelente e sem nenhum problema. Desejamos a você boa sorte!

FGV-EAESP terá primeiro vestibular adaptado para surdos

Os candidatos que procuram um curso de Administração e que possuam algum tipo de deficiência auditiva poderão ter chances mais concretas no vestibular da FGV-EAESP. A Fundação colocará intérpretes de língua de sinais à disposição durante a realização das provas.
O primeiro vestibular adaptado da FGV-EAESP para surdos será realizado no próximo domingo (11).
Segundo a Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mais de 20 candidatos concorrerão a uma das vagas para o curso de Administração de Empresas.
O vestibular adaptado não é uma iniciativa isolada. Há quatro meses, a professora Sônia Regina de Oliveira dá aulas de Libras para alunos ouvintes da Fundação. A matéria é optativa (com 30 horas) e permite aos alunos participar de conversas simples, como apresentação, agradecimentos e solicitações.

Confira o vídeo:


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Mercado para elas


Carreira, trabalho, família e especialização. Toda a mulher que investe em uma carreira executiva sofre com o dilema de vida pessoal e profissional, em um determinado momento da vida. Não apenas o dilema.
De acordo com um estudo da Associação de MBA's (Anamba), apenas 31% das pessoas matriculadas em curso de educação executiva são mulheres. Esta estimativa fica abaixo do 42% encontrados na população economicamente ativa e dos 51% da população brasileira em geral.

Segundo a Anamba, a idade média dos alunos matriculados em MBA's são 35,5 anos, ou seja,
normalmente a faixa etária em que a mulher preocupa-se em dedicar-se um pouco mais a vida pessoal.

Este também é um fato preocupante para os homens mas em bem menor proporção, visto que
normalmente é a mulher que dedica maior parte de seu tempo para casa e educação dos filhos. No entanto, este é um cenário que tende a ser modificado. Muitas agências e até alguns cursos têm procurado investir na mão de obra feminina.

Segundo o coordenador do curso de Administração Empresas da FGV-EAESP, José Ernesto Lima
Gonçalves, as agências têm, cada dia mais, se preocupado e questionado a participação das mulheres
no mercado. “Elas têm uma capacidade de concentração e de dedicação que não raro acaba delineando
positivamente o perfil da turma ou de uma equipe de trabalho”, ressaltou.

Em alguns cursos oferecidos pela FGV-EAESP as mulheres já são a metade de sala, como é no caso
de Administração Hospitalar, mas ainda podem ser consideradas a minoria, em geral. Embora haja um
crescimento gradativo a cada ano.

No OneMBA , um dos cursos mais renomados e reconhecidos internacionalmente da FGV-EAESP, a
participação feminina aumentou de 25% para 40% só nestes últimos 10 anos.

Cada dia mais, as mulheres têm percebido que não há necessidade de eliminar a vida pessoal pela
profissional e vice-versa.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Você está preparado para uma entrevista em inglês?

Apesar de ser considerada uma língua universal, ainda hoje é possível vermos uma enorme gama de brasileiros que não dominam o inglês. Mesmo com avanços e com uma maior procura pela especialização na língua inglesa, ainda é pequena a parcela de executivos brasileiros que conhecem bem o idioma.

 A grande maioria das pessoas ainda se julga despreparada para entrevistas em inglês. Apenas 33% dos profissionais do Brasil consegue se comunicar com desenvoltura em inglês, segundo um levantamento da Michael Page. México, Argentina e Chile têm fluência dos executivos de 52%, 49%, 46%, respectivamente.

Uma boa dica é fazer intercâmbio para garantir o inglês, adquirir mais cultura e complementar a formação profissional.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Profissão: Trabalhadora e mãe

Depois de muitas revoluções femininas, ficou bem claro que o papel das mulheres está cada vez mais presente e em constante ascensão em nossa sociedade. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum ver as mulheres assumindo postos que até então eram ocupados por homens.

Segundo dados do Guia VOCÊ S/A-EXAME – As Melhores Empresas para Você Trabalhar de 2010, no Brasil apenas 23% das mulheres estão em cargos de gerência, 12% em diretoria e 7% na presidência.

Ainda hoje é comum vermos mulheres de 35 anos abandonando cargos por se sentirem omitidas de promoções e outras recusando cargos de chefia com receio de não conseguirem equilibrar emprego e família. Para amenizar estes questionamentos, muitas empresas estão adaptando políticas de trabalho para elas.

Algumas empresas acreditam no potencial feminino e passaram a determinar certos cargos de chefia apenas para mulheres. Além de estimular o trabalho, isso faz com que seja reduzido alguns preconceitos que possam existir com mulheres em altos cargos.

 É comum ver grandes empresas dedicando atenção às funcionárias que também são mães. Durante o período da amamentação, algumas empresas liberam o home office, já outras optam pela montagem de creches no próprio ambiente de trabalho.

Essa mudança de comportamento auxilia a mulher no sonho de fazer carreira sem deixar de lado o sonho de constituir uma família.