sexta-feira, 30 de março de 2012

Identificação é importante na relação marca e consumidor

Muito mais do que oferecer um bom serviço para o consumidor, é importante que o mesmo se sinta representado pela marca, ou seja, sentir a identificação é essencial. Definir o público-alvo é um passo primordial para o sucesso da empresa, porque é assim que ela consegue captar a necessidade de consumo do mercado e do consumidor.

Descobrir as necessidades do público-alvo não é uma tarefa fácil. É necessário muita pesquisa, principalmente, no setor de atuação em que a empresa pretende ingressar. Além disso, é preciso estudar e saber as características e necessidades de seu consumidor, juntamente dos elementos que farão diferença perante a concorrência. Para que estes passos funcionem satisfatoriamente, é necessário que a empresa preze pela infraestrutura.

Para o coordenador do Centro de Empreendedorismo da FGV, Tales Andreassi, “segmentar o mercado é importante para atender as necessidades específicas de cada público. Iniciar um negócio sem ter bem definido o mercado-alvo é um grande risco para o empreendedor.”

quarta-feira, 28 de março de 2012

Inscrições para o vestibular estão abertas

A FGV-EAESP divulgou, nesta segunda-feira dia 26, o Edital do Vestibular 2012 para o processo seletivo do vestibular da Fundação. As inscrições estão abertas desde o dia 26 de março e prosseguem até o dia 11 de maio, com taxa de R$ 75, para pagamentos feitos até às 18h do dia 12 de abril, e após essa data, a taxa será de R$ 150.

Os candidatos que concluíram ou estejam concluindo todo o Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano) em escola pública poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, durante o período de inscrições. Mas, nesse caso, é exigido o histórico escolar ou uma carta assinada pelo diretor da escola.

As provas serão aplicadas no dia 03 de junho, nos períodos matutino e vespertino. Das 12h30 às 12h30, os vestibulandos responderão questões objetivas, e das 14h às 18h, fazem provas discursivas.

O resultado está previsto para sair no dia 30 de junho, a partir das 18h, e os aprovados farão matrícula apenas em julho, nos dias 18 e 19, e no dia 20 seguinte, será divulgada a segunda chamada.

terça-feira, 27 de março de 2012

Aluno da FGV-EAESP lança clipe

O aluno do 4º semestre do curso de graduação em Administração de Empresas da FGV-EAESPBruno Santos, lançou este mês seu primeiro vídeo-clipe da música Toot. O clipe, que está disponível aqui, teve o elenco composto por alunos também da Fundação: Bianca Faim, Bruno Santos, Olivia Brant e Vicente Hernandes.

Esta não é a primeira vez que Bruno esteve em destaque. Ainda no ano passado, o estudante lançou o albúm “Time to tell”, que aborda a questão do cidadão que vive em vários lugares. Bruno escreve, canta e toca todos os instrumentos e gravou o álbum inteiro sozinho, em São Paulo, Rio e Londres, algumas das cidades em que já viveu. As letras são escritas, preferencialmente, em inglês, influência do período em que Bruno estudava música em Los Angeles. O estilo de Bruno mescla John Mayer, James Taylor, Dave Matthews Band, Jason Mraz e Paul Simon.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Engajamento nas redes sociais


Não é novidade para ninguém que a internet tem se tornado o maior meio de divulgação e dissipação de informações. Muito mais que o número de “likes” e de interações, é necessário ter engajamento para que a rede funcione satisfatoriamente.

Segundo o pesquisador da FGV e diretor de inteligência de marketing do Terra na América Latina e EUA, Marcelo Coutinho, as métricas de audiência são importantes, mas não únicas. O que vai ser relevante no investimento da receita e na diminuição de custos são as métricas de interação da empresa, pois elas envolvem a imagem e a comunicações.

Ainda de acordo com o professor da Fundação, os formadores de opinião e as pessoas com um bom networking podem auxiliar e acrescentar o número de seguidores, ou amigos.

Qualidade, neste caso, é essencial para o bom funcionamento na web 2.0.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Você sabe lidar com frustrações no trabalho?

Não existe emprego e chefe perfeitos e, muito menos, todos os momentos são maravilhosos no trabalho. As expectativas em relação a uma tarefa podem não corresponder à realidade e, em muitos casos, podem gerar a frustração no ambiente de trabalho e interferir no desempenho e execução de tarefas.
Segundo o professor da FGV-EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e especialista em coaching, João Baptista Brandão, o desafio é entender o que não deu certo para mudar a estratégia inicial que resultou na falha. Um bom conselho é fazer uma autoanálise de sua postura no trabalho, tarefas e até mesmo do erro. É sempre bom interpretar o que deu errado e, em alguns casos, avaliar a situação de maneira fria.
Após a autoanálise, proponha uma solução para o problema. Esta é, sem dúvidas, a melhor maneira de aprender com os erros. Além disso, é interessante solicitar um feedback com os superiores. Assim, é possível mapear as modificações e até mesmo aceitar os auxílios e sugestões sugeridas.

terça-feira, 20 de março de 2012

Cresce o interesse por mestrado profissional

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente e especializado, o mestrado profissional tem caído no gosto “popular”, uma vez que o interesse em MBA's e mestrados tradicionais, com ênfase no aspecto acadêmico, tem sido crescente.

Segundo especialistas na área, esse tipo de curso está se consolidando, em tempos de escassez de mão-de-obra qualificada. Nos últimos cinco anos, a oferta de programas cresceu 150%.

A coordenadora do programa OneMBA e do Mestrado Profissional em Administração (MPA) da FGV, Marina Heck, afirma que o fenômeno se deve ao momento de forte expansão econômica no Brasil. Ainda segundo ela, é comum ver as empresas custearem cursos para os seus funcionários no exterior.

Vale a pena ressaltar que, como nos cursos stricto sensu de perfil mais acadêmico, o mestrado profissional confere ao aluno o título de mestre e a possibilidade tanto de lecionar quanto de avançar na direção de um doutorado futuramente. Por isso, o curso é tão bem visto pelos profissionais e pelo mercado de trabalho.

A FGV-EAESP procura direcionar para o MBA executivo candidatos com maior experiência profissional e que já possuam cargos de liderança. Mas, para quem ainda está executando o plano de carreira, o mais indicado é o MPA.

O OneMBA custa R$ 112 mil e tem 25 vagas. O MPA da FGV custa R$ 81,6 mil e oferece 30 vagas. Se quiser saber mais sobre os cursos, acesse o site da FGV-EAESP.

sexta-feira, 16 de março de 2012

As melhores oportunidades de emprego

O mundo nunca esteve tão apto a acolher novos empreendedores, novas ideias e novos negócios. O sucesso é garantido, especialmente se estiverem ligados ao ramo de tecnologia e do universo online.

Hoje há mais recursos para negócios nascentes. A economia brasileira vai bem em relação as dificuldades que tem sido encontradas lá fora, o que vem atraindo investidores para o Brasil. Dados do levantamento mais recente feito pelo Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP apontam que em 2009 os investimentos de fundos estrangeiros no Brasil chegaram a 36 bilhões de dólares. Em 2004, foram 6 bilhões de dólares. “Além disso, pelo menos 100 novos fundos foram criados no país ou chegaram de fora nos últimos três anos”, diz Cláudio Furtado, da FGV.

Confira abaixo algumas das profissões para o futuro:

Comércio eletrônico: Com a previsão de que até 2015 o Brasil passe de sétimo para quarto no comércio eletrônico do mundo, áreas como feiras e leilões online, venda de produtos via redes sociais e sistemas de pagamentos que não dependam de cartão de crédito são boas indicações.

Jogos: A venda de jogos online sofreu um superfaturamento nos últimos anos, por conta das inovações tecnológicas. Este ritmo de ascensão deve permanecer até 2020 e, por isso, áreas como games interativos para celulares e redes sociais, além de jogos promocionais, são os mais recomendados.

Turismo: Não é só pelo fato de o Brasil ser a sede oficial dos dois megaeventos esportivos mundiais, mas a previsão é que o número de passageiros de avião no Brasil chegue a 100 milhões.

Saúde: A expectativa média de vida no Brasil passou de 62 para 73 anos nas últimas três décadas e os custos de manutenção de planos e convênios médicos e hospitalares dobraram entre 2000 e 2010.

Educação online: De 2002 a 2010, as matrículas cresceram em média 50% ao ano, ritmo que deve continuar até 2020.

Marketing Interativo: Um internauta passa 25% do tempo online em redes sociais e blogs. As empresas precisam saber o que está sendo dito sobre elas para reagir às críticas.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Troca de carro só compensa após 3 anos

O mercado brasileiro nunca esteve tão promissor como nestes últimos meses. Dentre ele, o mercado automobilístico sempre recebe grande destaque, devido a sua importância.
Após o Carnaval, quando o ano começa efetivamente, boa parte dos produtos entra em promoção e o salário parece ser mais consistente. É, então, quando os brasileiros começam a procurar oportunidades para trocar de carro.
Segundo o professor da FGV-EAESP, Fabio Gallo, a hora certa de trocar de carro é quando o usado começa a dar despesas - a partir dos 50 mil quilômetros - e o custo-benefício começa a ficar desvantajoso. Normalmente, a melhor época para isso é após os três anos de uso, quando o veículo já possui uma quilometragem adequada.
O ano de 2012 promete ser muito promissor ao setor automobilístico. Fabricantes e importadores de carros prometem mais de cem lançamentos.

terça-feira, 13 de março de 2012

Concorrência é a alma do negócio

A chave do sucesso no comércio é o lucro e a fidelização dos clientes, e a concorrência estimula o mercado, os preços e ajuda a aquecer a economia.
Para alguns comerciantes, ter proximidade com seu concorrente pode ser visto como algo negativo, mas esta pode ser uma grande aliada dos lojistas. Não só os consumidores se mantém mais interessados, como também o mercado, de uma maneira geral.
De acordo com o professor da Escola de Administração de Empresas da FGV-EAESP, Mauricio Morgado, a grande concentração de estabelecimentos de um mesmo ramo dá força para as ruas de comércio especializado serem lembradas pelos consumidores. “As lojas não precisam fazer publicidade, pois as pessoas sabem que elas existem naquela região.”, concluiu.
Além disso, os preços mais competitivos, os aspectos visuais do estabelecimento comercial, a qualidade do produto e aspectos profissionais influenciam muito no comércio.

sexta-feira, 9 de março de 2012

A importância do Capital Natural no Rio +20

O setor financeiro ressalta a importância do lançamento do Natural Capital Declaration (Declaração do Capital Natural) durante o Rio +20. O documento evidencia o compromisso do setor em trabalhar pela integração de critérios de Capital Natural aos produtos e serviços oferecidos pelas instituições do século 21.
A Declaração tem como principal objetivo mostrar que o setor financeiro reconhece e reafirma a importância do Capital Natural para a manutenção de uma economia global. O projeto é coordenado pela Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-FI), Global Canopy Programme (GCP), e, no Brasil, pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV-EAESP (GVces).
O projeto visa criar nos setores privado e público um trabalho conjunto para dar condições necessárias que mantenham e acentuem a importância do Capital Natural enquanto um patrimônio econômico, ecológico e social fundamental.
Segundo a coordenadora do programa Finanças Sustentáveis do Gvces, Roberta Simonetti, nem estes serviços, nem o estoque de Capital Natural que os provêm são adequadamente valorados e comparados aos capitais financeiro e social.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Governo americano defende privacidade online

Muito embora seja uma exigência do mundo moderno se manter conectado, nem todos os usuários são favoráveis a exposição de informações nas plataformas digitais. No final de fevereiro, o presidente Barak Obama anunciou um projeto em defesa dos direitos à privacidade do consumidor, que os governantes dos Estados Unidos esperam ser transformado em lei.

A lei de privacidade online segue em paralelo a iniciativa da Digital Advertising Alliance (DAA, entidade auto-reguladora da publicidade digital norte-americana) em apoiar um atalho nos browsers de internet que facilitem a navegação dos internautas, sem que haja divulgação de dados pessoais.

Dentre os sete princípios que servirão como base para a lei estão: o direito individual do consumidor de controlar que tipo de informação poderá ser coletada, a transparência quanto ao uso da informação coletada, o respeito das empresas pelo contexto no qual as informações são coletadas, o armazenamento seguro das informações coletadas, a garantia de acesso aos consumidores às informações coletadas, o estabelecimento de limites razoáveis para a quantidade de informações coletadas e armazenadas pelas empresas e a obrigatoriedade de prestação de contas para as empresas que coletarem informações.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Os erros dos novos líderes

Assumir um cargo de responsabilidade não é uma tarefa fácil. A atual estruturação do mercado brasileiro fez com que abrissem novas vagas e que os profissionais ascendessem cada vez mais cedo. O problema é que, em muitos os casos, faltam experiência e vivência aos novos líderes.
Confira abaixo algumas dicas para novos líderes:

Dica 1 – Gestão de pessoas: A maior dificuldade dos novos líderes é saber como gerir os seus subordinados. É fundamental sempre promover o respeito e a educação, mas também saber assumir as responsabilidades como gestor e promover soluções para possíveis problemas.

Dica 2 – Comunicação impecável: Não podemos falar em cargo de liderança sem pensar em uma comunicação impecável. A boa liderança vem com quem consegue se fazer ouvir e entender e, é claro, quem não tem problemas para falar.

Dica 3 – Postura de chefe X colega: Embora seja muito saudável manter um clima agradável no ambiente de trabalho, é necessário ter discernimento e saber os momentos em que se deve ser colega e chefe de seus funcionários. Coleguismo ou seriedade ao extremo comprometem a relação.

Dica 4 – Planejamento e resultados: O cargo de chefia necessita de um profissional que enxergue além do que vê, ou seja, ele é o responsável pelo planejamento e deve focar nos resultados. Mas, lembre-se que é papel do líder, também, estimular a equipe para chegar ao resultado. Cobrar muito, além de chato, pode ser ineficiente.

Dica 5 – Feedback: É papel do cargo de liderança saber posicionar o funcionário quando o trabalho está indo pelo caminho certo, e o que pode fazer para melhorar o trabalho sempre.

De acordo com Germano Glufke Reis, professor da FGV-EAESP, um bom gestor acredita, sabe identificar e ressaltar os pontos fortes e amenizar as falhas de seus subordinados. "É obrigação do gestor estudar a equipe e saber com quem está trabalhando". Para evitar injustiças, conheça o que cada membro de seu time tem a oferecer e monitore a evolução de cada um deles.