sexta-feira, 15 de junho de 2012

Coordenador da FGV-EAESP fala sobre sustentabilidade e Rio+20


Muito próximo do Rio+20, evento que terá o Brasil como sede global e que prioriza uma iniciativa governamental focada em sustentabilidade, a FGV-EAESP promoveu encontros e debates para esclarecer mais o assunto.

O coordenador do grupo de sustentabilidade da Fundação, Mario Manzoni, explica a necessidade de promover debates e discussões sobre o tema, já que, em muito casos, estes não são de domínio
geral da sociedade. Além disso, o evento preparatório para o Rio+20 também visa a criação de uma agenda de Economia Verde para o país.

Segundo o coordenador da FGV-EAESP, a Economia Verde é de profunda importância para o país, já que visa a maximização do PIB. O intuito é priorizar a economia, mas desde que sejam respeitados os limites do planeta.

“A iniciativa visa que o setor empresarial cresça com os incentivos corretos e focados em políticas
públicas”, concluiu.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Falta de regulamentação prejudica MBA


A qualidade de alguns programas de MBA do Brasil podem ser comparadas às conceituadas escolas globais. No entanto, alguns cursos ainda sofrem com alguns impedimentos porque falta ao país
regulamentar o conceito e se os cursos que podem ou não usar a denominação.

Para Sharon Bamford, executiva-chefe da Association of MBAs (AMBA), uma das principais organizações internacionais de acreditação de programas de MBA, "Resolver essa questão é o que
falta para que o país ocupe o espaço que merece no mercado mundial do ensino de negócios" diz.

O principal problema dos MBAs nacionais é que, muito embora apresentem a mesma carga horária
e requisitos de outros países, eles oferecem certificados de pós-graduação lato sensu, ou seja, são considerados cursos de especialização. É necessário que os cursos de pós-graduações nacionais,
apesar da excelência, passem por algum órgão regulamentador para firmar a sua validação. Ainda
segundo Bamfor, resolver essa questão é o que falta para que o país ocupe o espaço que merece no
mercado mundial do ensino de negócios.

Atualmente, das 13 mil escolas de negócio que a AMBA estima que existam no mundo, 191 instituições, de 75 países, possuem a acreditação da Associação. No Brasil, cinco escolas possuem o selo, incluindo a Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP), certificada pela AMBA nos cursos CEAG, CEAHS, MPA e OneMBA.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Quando investir no estudo vale a pena


Quando o assunto é futuro profissional, não se pode deixar de atrelar uma boa faculdade a uma pós-graduação conceituada, juntamente de um plano de carreira. Apesar de este ser um texto sempre repetido por professores, pais e profissionais do mercado de trabalho, há pesquisas que comprovem a importância do investimento na carreira.

Segundo dados de uma pesquisa da FGV-EAESP, cada ano cursado na pós-graduação, abrangendo principalmente o MBA, corresponde a mais de 40% de aumento na renda mensal. Um curso de MBA de dois anos incrementa em 80% os ganhos no fim do mês. Ainda segundo a Fundação, além do maior salário, estudar mais também significa menos tempo na busca de um emprego e, consequentemente, a maior chance de ocupação de uma vaga.


sexta-feira, 8 de junho de 2012

Existe idade para os investimentos?


Em determinados momentos da vida, o mais correto para a saúde financeira é privilegiar a liquidez nos investimentos. O professor de Finanças da FGV-EAESP, Fábio Gallo, afirma que, dependendo dos objetivos financeiros, a pessoa precisa decidir se investirá em uma previdência privada ou na poupança.

Para Gallo, antes de decidir qualquer investimento, é necessário ter em mente o tempo à disposição do investimento e a importância da utilização do dinheiro, já que é a partir disso que você pode determinar o risco.

É sempre importante lembrar que quanto menor o prazo e maior a importância, menor o grau de risco.

Se a intenção for ter o investimento à disposição por longo tempo, então é interessante investir na aposentadoria, pois, esta pode ser uma renda quando você não trabalhar mais. Mas, se for o caso de fazer o investimento para supostas emergências, o recomendado é ficar atento a prazos mais curtos, pois o risco é menor. O DI e Fundo de Renda Fixa são os mais indicados.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Programas de pós-graduação impulsionam a carreira


De acordo com especialistas, o plano de carreira ajuda a colocar o indivíduo no caminho para o sucesso pessoal e profissional, de maneira organizada e eficaz. A escolha do programa de pós-graduação deve estar inserida no planejamento de carreira, e deve ser feito cedo. A pós-graduação é um direcionador de carreira, e deve ser analisada com cautela para que a escolha da área e da instituição de ensino faça a diferença no currículo.


Nenhum profissional que almeja sucesso alcançará seus objetivos sem antes traçar um plano consistente de carreira. Mas, ao contrário do que muitos estudantes pensam, o
planejamento não exige que você quebre a cabeça. Muitas Instituições oferecem auxílio aos seus alunos.


A FGV-EAESP, por exemplo, aponta alguns dos melhores caminhos para o jovem profissional e avalia quais são as melhores condições para as suas escolhas. O MBM (Master in Business Management) conta com disciplinas aplicadas, que incluem visitas técnicas à empresas parceiras, além de oferecer aconselhamento para o desenvolvimento profissional. Ele coloca os participantes em contato com conceitos como os de técnicas para se destacar em dinâmicas de grupo e entrevistas, além de networking, por meio do Centro de Estágio e Colocação Profissional (CECOP). Ainda, os alunos são direcionados a vagas anunciadas pelas empresas via FGV-EAESP.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fique por dentro do estudo internacional sobre ensino de Administração e Economia


A cidade de São Paulo, no próximo dia 11 de junho, das 18h30 às 21h30, sediará a Conferência Internacional sobre os Desafios e o Futuro da Educação em Administração de Empresas, Gestão e Economia. O evento, que é gratuito e aberto ao público, tem o intuito de apresentar as conclusões preliminares do estudo global e é promovido pela organização não governamental 50+20.

Apesar da qualidade das universidades, ainda hoje, a educação em Economia, Administração e Gestão segue uma agenda criada na década de 50, quando o mundo vivia em uma situação totalmente diferenciada da de hoje. O intuito do evento é que se estabeleçam novas bases para as lideranças das universidades de Economia, Administração e Gestão, e que as mesmas repensem como esses cursos podem contribuir na criação de líderes e gestores comprometidos com a sustentabilidade. Participará do debate a Diretora de Relações Internacionais da FGV-EAESP, Julia Von Maltzan Pacheco.

A Conferência, que será em língua inglesa, está sendo organizada pela Universidade de St.Gallen e Business School Lausanne e será realizada na Rua. Dr. Cardoso de Melo, 1184, no Itaim.

As inscrições podem ser feitas pelo email atendimento@fdc.org.br , até o dia 7 de junho.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Inscrições abertas para o OneMBA e MPA


A Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP) está com inscrições abertas até 11 de junho para os cursos OneMBA e MPA (Mestrado Profissional em Administração).

Para quem não conhece, o OneMBA foi eleito o melhor MBA Executivo do Brasil, segundo o ranking da Revista Você S/A, e um dos melhores do mundo pelo ranking da Financial Times. O curso é muito renomado e reconhecido tanto nacionalmente, quanto internacionalmente. Mais informações sobre o MBA Executivo Global, você encontra pelo link: www.fgv.br/onemba

O MPA, por sua vez, é um curso que se destina às pessoas graduadas em várias áreas e com experiência profissional em cargos gerenciais. É reconhecido internacionalmente por sua excelência e qualificação no mundo empresarial e acadêmico. Mais informações, você pode obter pelo link: www.fgv.br/mpa