sexta-feira, 8 de março de 2013

Recursos tecnológicos em prol da educação


Quando tecnologia e educação se misturam, existe muita discussão quanto seu uso no momento de educar. Mas o corpo estudantil das universidades está cada vez mais inserido nesse mundo hi-tech atual, e é cada vez mais comum ver alunos com tablets nas salas de aula. A questão é delicada, mais ainda quando os professores que lecionam são mais tradicionais, e esses são os que mais têm resistência a esse tipo de novidade, muitas vezes por não ter familiaridade com a tecnologia.

O fato é que a tecnologia como recurso funciona muito bem na educação e pode gerar resultados incríveis. O segredo é fazer uma grande interação entre professor, aluno e tecnologia. Nas salas de aula, é normal que alunos tenham algum tipo de conhecimento sobre tecnologia maior do que os professores, por isso, o docente não deve se envergonhar de questionar e, algumas vezes, aprender com seus próprios alunos. A integração pode ser a chave do sucesso nesse caso. Alunos da nova geração esperam chegar em sala de aula e aprender sobre os impactos, funcionamento de novas tecnologias e que haja um diálogo sobre isso, o que muitas vezes não acontece.

Mas algo que não deve acontecer é o professor ignorar a tecnologia. É comum que os alunos pesquisem em seus tablets e questionem o professor sobre um assunto que ele acabara de lecionar. No cenário atual, com tanta informação disponível e quase ilimitada na internet, o professor não deve mais se portar com detentor do conhecimento, mas sim como mediador dele. Isso vai forçar a interação aluno-professor e estimular a inserção das novas tecnologias em sala de aula. O que pode, num futuro não tão distante, culminar no surgimento de novas metodologias de ensino, com o uso da tecnologia. Marta Maia, professora da FGV-EAESP, aposta nessa interação e nas novas metodologias experimentais. "Se der errado, troca. Mas sabendo que metodologias mais ativas estimulam o engajamento dos estudantes", afirma a professora.

Um novo jeito de ensinar está surgindo com apoio da tecnologia. Basta saber se tanto professor, quanto aluno estarão dispostos a encarar essas mudanças e fazer elas acontecerem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário