quarta-feira, 5 de junho de 2013

Aprenda a ler o ambiente

Com a chegada de um novato à empresa, pouca coisa muda em termos de processos e entregas, mas toda essa dinâmica é muito nova e diferente para quem chega, principalmente àqueles que possuem pouca ou nenhuma experiência. Os profissionais de RH são categóricos ao afirmar que o principal problema da nova geração de profissionais está em analisar e entender como funciona o código de ética das empresas. Não é um absurdo, uma vez que o novo profissional está acostumado com a relação entre amigos e colegas de sala, ou no máximo pais e professores, com quem existe uma relação mais aberta. Lidar com gestores, coordenadores e chefes pode não ser tão simples.

Algumas atitudes dizem muito a respeito de você e é preciso estar ciente que os gestores, na maioria das vezes, conseguem fazer esse tipo de leitura com certa facilidade. Quando surgir alguma dúvida, não hesite em perguntar, ninguém é obrigado a saber e sanar a dúvida pode gerar um resultado menos constrangedor do que arriscar fazer errado. 

Existe, nos iniciantes, uma tendência a tentar imitar o comportamento de outros funcionários quando surge a insegurança, mas isso não é sadio para a carreira. “Isso pode inibir o seu desempenho, pois tolhe a própria sensibilidade. Para saber como agir, é preciso ter um distanciamento das situações e se esforçar para analisar as posições de outras pessoas”, afirma Tiago Matheus, psicanalista e professor da Fundação Getulio Vargas de São Paulo

Analisar as posições de outras pessoas não tem nada a ver com imitar comportamento, mas sim separar atitudes negativas de positivas e perceber quais delas podem ser saudáveis para o seu futuro na empresa. O mais importante é ter tato e saber quando falar e o que falar. Mas mais importante, fale e seja você. Ser omisso também não é bom negócio.

Fonte da imagem: Corbis Imagens

terça-feira, 4 de junho de 2013

Chances no vestibular de inverno


As férias de meio de ano são uma pausa no momento de dedicação a educação, mas apenas para aqueles que já passaram no vestibular. O meio do ano é um período chave para algumas pessoas que não conseguiram ingressar na universidade durante o vestibular no começo do ano. Entre outras vantagens, fazer vestibular no meio do ano tem menos concorrência, pois o candidato não vai concorrer contra aqueles que estão em maratona de estudos para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Durante o chamado vestibular de inverno, serão 57 mil vagas para os aspirantes a universitários buscarem o seu lugar ao sol nas faculdades. Apenas as melhores universidades paulistas que abriram vestibular foram consideradas, aquelas que obtiveram nota igual ou superior a 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), o índice máximo vai até 5. 

Das instituições que abriram vestibular de inverno, apenas duas delas possuem nota máxima no IGC, sendo uma delas a FGV-EAESP. Embora neste vestibular a concorrência seja menor, ainda levam vantagem os vestibulandos que estudaram desde o começo do ano.

Fonte da imagem: Corbis Imagens